segunda-feira, 2 de julho de 2012

Expo "Fragmentos" do artista plástico Paulo Nesadal



FRAGMENTOS


Capturadas nas mais diferentes fontes, frações de imagens são confrontadas em suas afinidades, conflitos e contrastes. Elementos surgem, ganham autonomia, geram centros de atenção e retenção, induzem e abrem caminhos para diferentes associações. Esse caótico processo não permite, a priori, o estabelecimento e desenvolvimento de um tema. Nessa etapa inicial, um planejamento rígido e fechado impediria um adequado e conveniente fluxo associativo. O momento de submeter essa corrente a um propósito expressivo nem sempre é claro e tangível.

Imagens extraídas de jornais, revistas e livros juntam-se a pequenos desenhos realizados de modo automático e não dirigido. Esse aparato inicial é reproduzido e multiplicado mecanicamente. As repetições e as interferências destituem as imagens de seus significados originais, abrindo caminho para a construção de um repertório de elementos orgânicos fragmentados; sugerindo em suas formações a presença de plantas, casulos, conchas, animais etc.

A procura contínua por elementos ocultos, que não se revelam ao primeiro olhar, remete às escavações de um arqueólogo. A partir de então, torna-se fundamental, resignar formas independentes à força de um conjunto, o que requer a presença de um espaço cênico definido e raso. A criação de um campo gravitacional, onde as figuras possam entrar em contato, passa a ser determinante para a revelação de um propósito temático e expressivo até então desconhecido.

Formam-se, assim, paisagens com elementos dissimulados e na perspectiva de uma narrativa onírica.

GALERIA 3058A
Rua da Consolação, 3058 – Jardins
(Entre Al Franca e Al Tietê)
Exposição de 05 de julho a 04 de agosto de 2012
Coquetel de abertura: 05 de julho – 18h as 22h
Curadoria: Anna Guerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário